Dicionário Estraviz. Inicio
Início > Resultado da pesquisa

Pesquisa no dicionário

Também podes experimentar a pesquisa avançada

      fento

      s. m.
       
      (1)
      Bot. Planta criptogâmica, da classe das filicíneas, com frondes pecioladas, de dous a cinco decímetros de longo, lanceoladas e divididas em segmentos oblongos, alternos e unidos entre si pola base; cápsulas seminais em duas linhas paralelas ao nervo médio dos segmentos, e rizoma carnoso.
       
      (2)
      Bot. Qualquer das plantas da classe das filicíneas.
       
      (3) Verde que bota fora o mar, empregado nalguns lugares como esterco.
       
      fento-comum: fento de rizoma escuro, grosso. As frondes são algo duras, chegando a setenta centímetros; levam uma primeira divisão, e logo folíolos que se dividem em lóbulos algo lanceolados. Encontra-se em pinheirais e na beira dos caminhos e esterqueiras (Pteridium aquilinum).
       
      fento-das-boticas: tem um rizoma pequeno, fibroso, e frondes de cinco a trinta centímetros, com um pecíolo muito brilhante, do que saem de vez em quando folíolos pequenos, ovalados. Comum nos muros, sobretudo a fins de primavera e do verão (Asplenium trichomanes).
       
      fento-das-pedras: o rizoma é muito escamoso. As frondes, divididas uma só vez, passam dos vinte centímetros de longo, e estão formadas por folíolos simples. Cada folíolo leva no invés, no verão, duas ringleiras de soros redondos, castanho claro (Polypodium vulgare).
       
      fento-fêmea: frondes de sete a treze decímetros de longitude, com pecíolo longo, grosso e em parte subterrâneo, que cortado ao través representa aproximadamente uma águia de duas cabeças; cada fronde divide-se em duas ou três partes, e estas em segmentos lanceolados, velosos polo invés e com as cápsulas seminais situadas junto à margem (Athyrium filix-fémina).
       
      fento-macho: o rizoma tem escama que sobe por todo o pecíolo e semelha estar coberto de pelos. As frondes podem chegar ao metro, e vão divididas duas vezes, os folíolos são não inteiros senão que vão divididos em lóbulos com as beiras dentadas. Os soros vão atrás dos lóbulos em duas ringleiras curtas. É abundante nos lugares húmidos (Polystichum filix-mas).
       
      [lat. filictu]
       

      fento-

      Eletr.
       
      O mesmo que femto.

      Palavra pesquisada 488 vezes
    Outras ajudas