Dicionário Estraviz. Início
Início > Instruções do Estraviz

Pesquisa no dicionário

Também podes experimentar a pesquisa avançada

Instruções do Pesquisador

Pesquisa normal

  1. Para pesquisares um termo é só digitares a palavra na caixa correspondente e logo a seguir clicares no botão "Pesquisar". O dicionário mostrará de imediato as ocorrências encontradas, funcionando geralmente mesmo que seja utilizada ortografia ILG-RAG (caso não funcione, experimenta a pesquisa avançada).
  2. O Estraviz oferece a possibilidade de pesquisar palavras diretamente através das definições apresentadas, para isso é só fazeres duplo clique em cima de cada palavra.
  3. O pesquisador funciona até quando não forem digitados acentos, tiles, maiúsculas, e o cê-cedilhado -ç-, o qual procura como cê -c-, a fim de tornar a procura mais fácil.
  4. A interface do Estraviz não permite, por enquanto, a flexão de género e/ou número, nem flexiona as conjugações verbais.
  5. A interface do dicionário permite a pesquisa das palavras com as terminações em -om, -ám do padrão galego (norma AGAL).
  6. O pesquisador permite a pesquisa sem os grupos cultos cc, ct, , adaptando-se assim ao Acordo Ortográfico de Lisboa e à variante brasileira da língua.
  7. O Estraviz incorpora dinamicamente sugestões automáticas de modo que quando for digitada na caixa de pesquisa uma palavra, mesmo sem ela ser completada, surgirá uma janela de ajuda com alguma das entradas existentes no banco de dados do dicionário.
  8. Quando uma palavra digitada não for encontrada, o Estraviz mostrará uma lista de possíveis ocorrências que podem ajudar na escolha, colocando em destaque aquela que mais se aproximar à pesquisa realizada.

Pesquisa avançada

  1. Para pesquisares um termo, caso o verbete tenha mais de uma palavra na entrada (por ex., numa locução), ou contenha pontos de interrogação, admiração, parênteses..., pesquisa pola opção "Começa com".
  2. Utiliza a opção "Começa com" (além do explicado no ponto anterior) para pesquisar todas as entradas que começarem pola série de letras referida ou para fazeres uma pesquisa pormenorizada com ortografia ILG-RAG.
  3. Utiliza a opção "Acaba com" para pesquisar todas as entradas que acabarem pola série de letras referida (também em ILG-RAG).
  4. Para pesquisares um trecho ou série que possa fazer parte das entradas dos verbetes, utiliza a opção "Contém" (também em ILG-RAG).
  5. Se estiveres interessado/a em pesquisar no conteúdo das definições podes empregar a opção "Na definição" (só em ortografia galego-portuguesa).

Para a pessoa não familiarizada na escrita histórico etimológica

  1. É esta uma ortografia digna e própria do galego como de qualquer outro idioma românico. As outras ortografias que se empregam no galego, deformam, estragam os vocábulos de uma maneira totalmente arbitrária e ridícula.
  2. Quando desejares procurar uma palavra, se não a encontras à primeira, tenta procurá-la de outro jeito. Por exemplo: Xustiza, Xusto, Xente.... escreve: Justiça, Justo, Gente, Geografia, Jeito., Gesta... Deixa os xis para quando lhes corresponda: Xiringa, Xisto, Xistosidade... Não permitas que se jogue à totobola com o teu idioma!
  3. Se procuras com -v- e não aparecer, substitui por -b-: voda não está, boda sim...
  4. Se procuras com -u- e não aparecer, escreve com -o- e verás que rápido a encontras: Durmir não o vas encontrar, Dormir sim.
  5. Se a palavra que procuras a escreveres com um -s- e não aparecer, escreve dous e verás como aparece rápido. Por exemplo: Asolar, Asomar, Asombrar... escreve: Assolar, Assomar, Assombrar, e verás como aparecem aginha.
  6. Se procuras um vocábulo com duas variantes no galego: cando/quando, catro/quatro, busca pola forma etimológica quando, quatro.
  7. ll, ñ (espanhóis) procura-os por lh, nh.
  8. -za, -zo, -zu, procura com ç: traça. preguiça, maço, açúcar.
  9. Dicir, facer, procura-os por dizer, fazer....

Se conheces idiomas, isto é facílimo. Se não os conheces é uma pequena brincadeira no começo, depois é coser e cantar. E ganhas tu e ganha prestígio o teu idioma na Galiza e internacionalmente.

Conjugador verbal

  1. Todos os verbos conjugados na sua forma normal sem pronome (p. ex. acenar), incluídos alguns bem comuns na Galiza mas praticamente desconhecidos no resto do espaço lusófono (p. ex. acougar ou ceivar).
  2. Todos os verbos transitivos conjugados com um pronome de complemento direto (p. ex. comer, ter).
  3. Os verbos apenas pronominais conjugados na sua forma reflexa (autogerir).
  4. Em cada verbo, para além da forma conjugada comum a toda a Lusofonia, que aparece do lado esquerdo de cor azul clara, também será mostrada, quando existir, outra forma de uso principal ou exclusivamente galego, em azul-marinho. Por exemplo, para o verbo cantar, na segunda pessoa do plural do Presente do Indicativo, ao lado da forma comum à Lusofonia cantais, aparecerá cantades, em azul mais escuro. A escolha destas formas galegas assenta na obra da AGAL Ortografia Galega Moderna Confluente com o Português no Mundo, editada em 2017.
  5. De forma semelhante, também consta o timbre que possuem as vogais e ou o (abertas ou fechadas), quer sejam átonas quer tónicas, nomeadamente na Galiza. No entanto, estas informações fonéticas também podem ser usadas em grande parte por outros cidadãos lusófonos, já que é coincidente na maioria dos casos.

Léxico da Galiza no VOLP

  1. Lista de palavras incluídas desde 2018 no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa em linha da Academia das Ciências de Lisboa.
  2. Cada palavra listada tem a sua hiperligação ao dicionário Estraviz, para a pesquisar com um só clique.
Outras ajudas